Concessão da BR-364 em Rondônia já mobiliza obras antes da assinatura oficial de contrato -->

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Concessão da BR-364 em Rondônia já mobiliza obras antes da assinatura oficial de contrato

 

BR-364, em Rondônia — Foto: Antônio Lucas/Alero


Porto Velho, Rondônia – Antes mesmo da formalização contratual, as obras de manutenção e melhorias emergenciais na BR-364, no trecho conhecido como Rota Agro Norte, já estão em andamento. A concessão, que será oficialmente assinada no próximo dia 18 de julho, foi arrematada pelo consórcio 4UM Opportunity ao fim de junho, e contempla 686,7 quilômetros da rodovia entre Vilhena e Porto Velho.

De acordo com Wagner Martins, CEO da 4UM Opportunity, os serviços iniciais incluem tapa-buracosroçadorevitalização de trechos críticos e reforço na sinalização horizontal e vertical. “Estamos adiantando os trabalhos para garantir mais segurança e trafegabilidade ainda antes do contrato ser assinado”, afirmou Martins, em entrevista à Rede Amazônica.

Infraestrutura e conectividade

O projeto prevê não apenas melhorias estruturais, mas também inovações tecnológicas e atendimento ao usuário. Estão previstas a instalação de 14 bases operacionais com atendimento médico, postos de apoio e serviços de guincho, acionados por meio de plataformas digitais que serão disponibilizadas à população.

Além disso, a concessionária promete expandir a cobertura de internet ao longo do trecho concedido, beneficiando não apenas os motoristas, mas também as comunidades ribeirinhas e áreas rurais que margeiam a BR-364.

Impacto socioeconômico e estratégico

A concessão deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e outros milhares de oportunidades indiretas, de acordo com projeções do consórcio. A BR-364, principal eixo rodoviário de Rondônia, é considerada estratégica para o escoamento da produção agropecuária do estado e do sul do Mato Grosso, funcionando como corredor logístico até os portos de Porto Velho, onde há conexão com a hidrovia do Rio Madeira.

“A rodovia é uma espinha dorsal para Rondônia. Vamos trazer uma BR moderna e segura para os usuários, contribuindo significativamente para a economia local”, reforçou Wagner Martins.

Obras estruturais previstas

Entre as principais obras previstas no contrato de concessão estão:

Duplicação de 135 km de pista;
Construção de terceira faixa em aproximadamente 200 km;
Implantação de passarelas e dispositivos de segurança;

Sistemas de monitoramento inteligente de tráfego.

    consórcio 4UM Opportunity, formado pela 4UM Investimentos (antiga J. Malucelli) em parceria com o banco Opportunity, foi o único participante do leilão e venceu a disputa com um desconto simbólico de 0,05% sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital.

    A antecipação das obras marca o início de uma nova etapa na gestão da BR-364 em Rondônia. Com foco em segurança, mobilidade e inclusão tecnológica, a concessão da Rota Agro Norte representa um avanço no modelo de infraestrutura viária do estado, unindo a iniciativa privada às demandas históricas da população e do setor produtivo.

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