Gabriel Bortoleto no paddock antes dos treinos para o GP da Hungria — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Porto Velho, Rondônia - O jovem piloto Gabriel Bortoleto fez história neste domingo (3) ao cruzar a linha de chegada do Grande Prêmio da Hungria na sexta colocação. Aos 20 anos e nove meses, o piloto da equipe Sauber tornou-se o brasileiro mais novo a terminar uma corrida de Fórmula 1 entre os seis primeiros colocados.
Além da marca pessoal, Bortoleto quebrou um jejum de oito anos sem que o Brasil tivesse um representante no top-6 da categoria. A última vez havia sido em 2017, com Felipe Massa, que também terminou em sexto lugar no GP do Bahrein.
Estreia promissora
A temporada de estreia de Bortoleto na Fórmula 1 tem sido marcada por feitos expressivos. Em junho, ele já havia se tornado o mais jovem brasileiro a pontuar na F1, ao terminar o GP da Áustria em nono lugar, superando o próprio Massa, que pontuou pela primeira vez aos 20 anos e dez meses, no GP da Malásia de 2002.
Com o desempenho no circuito de Hungaroring, o piloto não só confirmou seu bom momento como ultrapassou Massa em mais uma estatística histórica, ao alcançar um top-6 ainda mais jovem.
Pontuação e ranking histórico
O resultado da Hungria marca a terceira vez que Bortoleto pontua nesta temporada, sendo a segunda consecutiva — já havia somado pontos na etapa anterior, na Bélgica. Desde 2017, com Felipe Massa nas corridas de Interlagos e Abu Dhabi, nenhum brasileiro havia pontuado em duas corridas seguidas.
Gabriel Bortoleto soma agora 14 pontos na temporada e ocupa a 17ª posição no campeonato de pilotos. No ranking geral de brasileiros que já pontuaram na Fórmula 1, o jovem aparece na 11ª colocação, à frente de nomes como Cristiano da Matta e Christian Fittipaldi.
Brasileiros que pontuaram na fórmula 1
Confira abaixo o ranking dos brasileiros com maior pontuação na história da categoria:
Felipe Massa – 1.167 pontos
Rubens Barrichello – 658 pontos
Ayrton Senna – 614 pontos
Nelson Piquet – 485,5 pontos
Emerson Fittipaldi – 281 pontos
José Carlos Pace – 58 pontos
Bruno Senna – 33 pontos
Felipe Nasr – 29 pontos
Nelson Piquet Jr. – 19 pontos
Roberto Moreno – 15 pontos
Gabriel Bortoleto – 14 pontos
Cristiano da Matta – 13 pontos
Christian Fittipaldi – 12 pontos
Maurício Gugelmin – 10 pontos
Pedro Paulo Diniz – 10 pontos
Antonio Pizzonia – 8 pontos
Wilson Fittipaldi – 3 pontos
Ricardo Zonta – 3 pontos
Chico Serra – 1,5 ponto
Chico Landi – 1 ponto
Com uma trajetória ascendente e promissora, Bortoleto se consolida como um dos nomes mais fortes da nova geração do automobilismo brasileiro, alimentando as esperanças dos fãs por dias de glória novamente nas pistas da F1.
0 Comentários